Seja bem vindo a Sérgio Copiadora -

 
Principal
Informações
Dicas
Links
Opinião
Serviços
Classificados

Melhor ser visualizado com resolução de 800X600

 

Lâmpadas de exposição halogenias

Como as lâmpadas de exposição de halogênio funcionam? Como posso me assegurar de que obterei o melhor desempenho possível e uma vida útil máxima das lâmpadas de exposição de halogênio?

Resposta: A maioria das copiadoras de papel comum utiliza lâmpadas de exposição de halogênio por causa da luminosidade e durabilidade deste tipo de lâmpada. Para você obter o máximo das suas lâmpadas de halogênio e reduzir o número de chamadas para manutenção não programadas relacionadas com problemas das lâmpadas, você precisa ter um conhecimento básico das funções da lâmpada de halogênio e fatores que afetam a sua longevidade.

A lâmpada de halogênio é uma lâmpada incandescente que utiliza calor para gerar luz e incorpora pequenas quantidades de gás halogênio para aumentar a luminosidade e a longevidade. A maioria das lâmpadas de halogênio usa um elemento de aquecimento (conhecido como filamento) feito de tungstênio, em virtude do alto ponto de fusão deste elemento metálico. Entretanto, mesmo o tungstênio evapora com o passar do tempo e adere às paredes da lâmpada, reduzindo, dessa forma, a quantidade de luz emitida.

Quando a função de cópia de uma copiadora de papel comum é ativada, aplica-se voltagem ao filamento de tungstênio da lâmpada de halogênio. À medida que a temperatura do filamento aumenta, partículas muito pequenas do tungstênio evaporam e combinam com o gás halogênio, criando o halogeneto de tungstênio, um gás que não adere à parede da lâmpada em condições de operação ideais. À medida que o gás envolve o filamento, o calor separa o tungstênio do halogênio e o atrai de volta para o filamento. O gás halogênio é liberado para combinar com outras partículas de tungstênio, completando o "ciclo do halogênio". Este processo repetitivo possibilita um aumento da durabilidade do filamento e uma redução no índice de escurecimento da lâmpada, produzindo uma luminosidade intensa durante sua vida útil prolongada.

FATORES RELACIONADOS À LONGEVIDADE

Numerosos fatores podem afetar adversamente o desempenho e/ou a vida útil da lâmpada de exposição de halogênio, incluindo variações na voltagem elétrica, contaminação de superfícies e contatos de terminal de arco (em algumas máquinas mais velhas que utilizam contatos de cobre padrão).

Voltagem -- As lâmpadas de halogênio são fabricadas com uma quantidade especifica de gás halogênio apropriada para o filamento ao qual se destinam. A operação na voltagem específica é fundamental, pois assegura a exposição apropriada da superfície do cilindro e a longevidade máxima do filamento. Na operação de uma lâmpada de halogênio a uma voltagem apenas 10% maior do que a especificada, por exemplo, a temperatura aumentará, o filamento evaporará mais depressa, a lâmpada escurecerá prematuramente e a vida útil da lâmpada reduzir-se-á em 67%. Contrariamente, se a mesma lâmpada for operada a uma voltagem 10% inferior à especificada, a redução no índice de evaporação do tungstênio produzirá um aumento significativo na vida útil, mas esta redução na voltagem reduzirá a luminosidade da lâmpada o que resultará em cópias mais escuras.

Nota: Algumas lâmpadas que são fisicamente compatíveis com uma dada copiadora de papel comum podem na verdade ter a faixa de voltagem errada. Uma vez mais; muita ou pouca voltagem aplicada a qualquer lâmpada de halogênio de exposição pode resultar em problemas de qualidade de cópia e/ou vida útil mais curta. Certifique-se de que qualquer lâmpada que você instalar foi especificamente concebida para a copiadora de papel comum a qual estiver prestando assistência. Tão importante quanto isto, numa copiadora de papel comum com controle de voltagem de exposição variável, os técnicos devem verificar e seguir sempre as variações ideais recomendadas pelo fabricante original quando ajustarem a voltagem.

Contaminação -- A contaminação da lâmpada pode, também, reduzir a vida útil da lâmpada. A poeira, a oleosidade dos dedos e outras contaminações pode reduzir consideravelmente a eficiência e a vida de uma lâmpada de halogênio. Estas contaminações freqüentemente criam "áreas de aquecimento" -- concentrações de energia térmica -- na superfície da lâmpada. Uma área de aquecimento pode provocar o superaquecimento do filamento, reduzindo a vida útil do filamento e conseqüentemente, da própria lâmpada. Além disso, áreas de aquecimento podem conduzir a um desequilíbrio na mistura halogênio/tungstênio, com o excesso de gás tungstênio provocando o escurecimento da lâmpada prematuramente. Para evitar problemas provocados por contaminação, minimize o contato direto com a parede da lâmpada; as lâmpadas de halogênio devem ser embrulhadas em papel protetor ou seguradas pelas extremidades de cerâmica. Certifique-se, também, de limpar a lâmpada completamente antes da instalação e durante cada chamada de manutenção.

Contatos de Terminal de Arco -- Se uma lâmpada de halogênio for instalada incorretamente ou se os contatos do terminal ficarem sujos ou corroídos, os pontos de contato da lâmpada de halogênio podem não fazer contato com os pontos de contato na copiadora de papel comum. Isto pode resultar num arco elétrico e dano aos contatos do terminal e lâmpada. Como resultado, pode ocorrer uma quebra de um circuito elétrico, fazendo com que uma chamada de manutenção seja necessária para substituir a lâmpada e um ou ambos os contatos do terminal.

OUTROS PROBLEMAS DE QUALIDADE DE CÓPIA RELACIONADOS COM A LÂMPADA

Limpeza dos Espelhos e Lentes -- À medida que os espelhos e lentes tornam-se sujos e as transmissões são reduzidas (resultando em cópias escuras), os técnicos da manutenção podem ficar tentados a compensar aumentando manualmente a voltagem da lâmpada de exposição. Como previamente discutido; aumentar a voltagem além da variação ideal especificada queimará o filamento mais depressa e aumentará a quantidade de gás tungstênio - escurecendo a lâmpada e encurtando sua vida útil. É muito melhor limpar os espelhos e lentes rotineiramente durante as manutenções marcadas regularmente. A Katun e a maioria dos fabricantes originais recomendam a limpeza das lâmpadas, espelhos e lentes cada ciclo PM e chamada EM.

Limpeza Adequada -- utilizando-se os materiais apropriados -- é fundamental para manter um desempenho ótimo das lâmpadas, espelhos e lentes. Na maioria dos casos, tecidos livres de fiapos e álcool isopropil (ou removedor de camadas) são os materiais recomendados para uma limpeza adequada.

Transporte -- Certifique-se de que os materiais das embalagens/de despacho para as lâmpadas e outros componentes frágeis são suficientemente protetores. Sempre que possível, transporte as lâmpadas de halogênio na suas embalagens originais para uma proteção adequada.

TODAS AS LÂMPADAS DE HALOGÊNIO FORAM CRIADAS IGUAIS?

A qualidade da lâmpadas de halogênio disponíveis no mercado varia significativamente de fabricante para fabricante. A impureza dos componentes (especialmente dos filamentos de tungstênio) ou dimensões irregulares de filamento pode resultar na redução da vida útil da lâmpada e na qualidade inconsistente de cópia. Vedações da lâmpada com vazamentos causados por rachaduras ou outras imperfeições também reduzirão a vida útil da lâmpada e os comprimentos de lâmpadas inconsistentes provocam problemas de instalação. As lâmpadas e outros componentes podem ser danificados se as lâmpadas não forem embaladas adequadamente.